Engajamento corporativo fraco? Confira 7 sinais e uma solução!

Não seria simplesmente incrível se o engajamento corporativo de sua empresa fosse tão alto, que seus colaboradores vestissem roupas sociais como se estivessem indo para o estádio de futebol acompanhar um jogo do seu time do coração? É o sonho de todo gestor que seus colaboradores sejam tão empolgados com seus compromissos de trabalho quanto […]
fev 2, 2022 | Leitura: 5 min

Não seria simplesmente incrível se o engajamento corporativo de sua empresa fosse tão alto, que seus colaboradores vestissem roupas sociais como se estivessem indo para o estádio de futebol acompanhar um jogo do seu time do coração? É o sonho de todo gestor que seus colaboradores sejam tão empolgados com seus compromissos de trabalho quanto um torcedor apaixonado por futebol!

Para a felicidade dos empresários é possível identificar sinais de que o engajamento corporativo de sua companhia é fraco. Nesse artigo, você irá aprender que essa fase de sua companhia é algo contornável, que é possível enxergar esses sinais e que existe uma solução que pode acabar com todos esses problemas! Ficou curioso? Então acompanhe a leitura!

Falta de engajamento dos colaboradores

É importante ressaltar que esse erro dentro de sua empresa é passageiro, que basta saber entender que existem problemas e que esses devem ser corrigidos, afinal, nenhum gestor quer ter passar pelo processo de demissão e contratação de novos talentos novamente, é simplesmente exaustivo quando comparado ao trabalho que você terá para solucionar essas questões de falta de motivação.

Confira agora 7 sinais de que sua empresa possuí um problema de falta de engajamento corporativo:

Atraso no cumprimento de prazos

É simplesmente óbvio que quando um funcionário passa entregar suas demandas com atraso que ele não está mais engajado com a companhia, no entanto, é importante frisar que podem existir outros problemas podem causar esse tipo de “estresse”.

É por esse fator que é importante que exista uma conversa franca, para começar a entender esse problema, se esse nasceu de algo como sobrecarga ou questões pessoais, e se for o caso, quais seriam as soluções para tal. Também existe a possibilidade do colaborador não estar mais satisfeito com a posição que está ocupando, nesse caso, é interessante pensar em colocá-lo em outro setor onde suas habilidades tenham mais sentido.

Apatia

Às vezes é possível perceber quando um colaborador já perdeu o amor  pelo trabalho, pela companhia ou até mesmo por seus colegas de profissão. Ao conversar com esse colaborador você por muitas vezes sente no tom de voz ou no brilho de seus olhos que há muito tempo ele deixou de sentir orgulho pelo o que está fazendo dentro da empresa

Essa falta de paixão pelo trabalho é ruim para todas as partes, uma vez que diretamente afeta o engajamento corporativo da empresa. Se essa mudança de comportamento do funcionário tiver sido repentina, o problema pode ter sido recente, portanto mais fácil de se identificar e corrigir. Uma boa ideia para evitar esses tipos de entraves é criar um sistema de feedback.

Isolamento

Pessoas introvertidas existem desde quando você ia pra escolinha, portanto, é natural que alguns colaboradores sejam mais tímidos e fechados por uma questão de personalidade. No entanto, se isso ocorrer com um funcionário mais extrovertido, é importante ficar atento porque a possibilidade dele estar tendo um problemas que não está sabendo expressar é muito alta.

Engajamento corporativo
Engajamento corporativo | Foto reprodução: Freepik

A falta de voz desse funcionário pode existir nos mais variados momentos, desde da “resenha” que ocorre entre os outros colaboradores durante o cafezinho a até mesmo reuniões de grande importância. Normalmente, esse funcionário apenas responde tudo de forma passiva, como uma esponja.

Nesses casos, é necessário que os gestores busquem entender se isso é um problema do setor ou de uma pessoa em específico, em ambos os casos, é importante que seja aberto um diálogo que tenha como objetivo buscar soluções para criar um ambiente de confiança e segurança para o colaborador.

Reclamações

Olha, não vamos ser hipócritas aqui, todo mundo já teve aquele dia de cão onde você vai passar a maior parte do tempo reclamando e de mau-humor com a vida, o que não é normal, é absolutamente todos os dias serem exatamente assim, uma vez que reclamações sobre gestores, colegas ou demandas se tornam frequentes, é um sinal claro de falta de engajamento corporativo ou apenas insatisfação.

É essencial que exista um canal de comunicação seguro que possibilite que o colaborador possa desabafar e pontuar seus problemas dentro da empresa, até mesmo um formulário anônimo pode ser de auxílio nesses momentos de estresse.

Conflito na hora de receber demandas

É compreensível que uma empresa deseje incluir novas responsabilidades para seus colaboradores, no entanto, é sempre bom entender que essas novas práticas não devem se desviar daquilo que eles foram contratados para exercer dentro da companhia. 

Porém, caso o funcionário queira apenas continuar fazendo o arroz com feijão, existe a possibilidade dele estar completamente desinteressado em realizar novas funções.

Nesses casos, é sempre interessante abrir um diálogo que busque entender os motivos dessa resistência, para entender se esse desânimo se origina de falta de vontade de continuar trabalhando ou se ele está apenas com medo das novas exigências e expectativas que lhe serão impostas. Por meio dessa conversa franca, sempre é possível encontrar uma resolução satisfatória para ambas as partes.

Falta de desejo de estar no ambiente de trabalho

Apesar da jornada de trabalho flexível já ser algo comum em inúmeras empresas, problemas relacionados ao cumprimento de “expediente” ainda existem, Veja bem, se atrasar por causa de trânsito ou questões particulares são compreensíveis, no entanto, sempre existe a possibilidade do colaborador simplesmente não estar dentro do engajamento corporativo.

É de suma importância que esse problema seja resolvido, uma vez que um colaborador desmotivado vai acabar impactando o engajamento corporativo de outros membros do time. Conversar com os colaboradores é essencial para entender as causas dessas problemáticas.

Novo dia, um atestado diferente

Não é novidade afirmar que seus colaboradores vão eventualmente lidar com algum tipo de emergência médica, e quando isso ocorre não há muito o que você, enquanto gestor, possa fazer, no entanto, o surgimento de atestados frequentes, principalmente quando o assunto é consulta médica, é nesse instante que a luz vermelha de problema tem que piscar.

Veja bem, identificar atestados falsos é simples e rápido, porém é essencial que uma companhia não cometa injustiças, e para isso, um olhar humano é o ideal nessas circunstâncias, ou seja, empatia tem de ser praticada, uma vez que ele só aceitou integrar a companhia porque teve confiança em seu empregador.

Por fim, essa atitude do colaborador deve estar ligada a algum tipo de falta de engajamento corporativo, alguma insatisfação com o ambiente de trabalho, mas como foi visto ao decorrer deste artigo, todos os problemas podem servir como um novo incentivo ao colaborador uma vez que resolvidos. É por isso que é aconselhável que você ao menos pense em adquirir os serviços da MMCafé.

Como a base de conhecimento da MMCafé pode te ajudar?

Não existe a menor dúvida que atingir um engajamento de equipe é um trabalho árduo, extenso e difícil. No entanto, a base de conhecimento da MMCafé vai facilitar e em muito essa tarefa.

A base de conhecimento da MMCafé é completa e extremamente intuitiva, com centenas de funcionalidades e módulos voltados para o engajamento de equipe.

Veja também: Dicas de atendimento ao cliente: Confira 5 estratégias para melhorá-lo!

Ainda não acredita que o serviço da MMCafé é diferente e único? E se eu te disser que um dos clientes dos serviços da MMCafé é nada mais, nada menos, que o grupo Globo? E que a plataforma de comunicação interna da MMCafé foi eleita a melhor plataforma do meio por dois anos consecutivos?

Com certeza sua atenção foi finalmente fisgada agora, então o que você está esperando? Peça uma demonstração e veja como a MMCafé pode te ajudar a chegar no sucesso absoluto!

Solicite uma demo


azarod

O Blog Azarod é o portal oficial da Agência Azarod, que visa lhe trazer as melhores recomendações e notícias sobre o universo do SEO e do Marketing.

© Blog Azarod 2022. Todos os direitos reservados. Criado por Azarod.