Você já ouviu falar em Search Engine Marketing (ou SEM)? Para entender o que isso significa é importante estar atento ao seguinte aspecto: quando você tem dúvida sobre algum assunto, onde costuma pesquisar?
É muito provável que você tenha pensado em mecanismos de busca na internet, como é o caso do Google.
Reprodução: Pexels
É neste contexto que o SEM surge, sendo conhecido como uma estratégia patrocinada de Marketing e que favorece o posicionamento nos Mecanismos de Buscas.
Vamos entender mais sobre o SEM e os motivos pelos quais ele deve ser aplicado em seu negócio no material a seguir.
Entenda o que é o SEM
De forma básica, o SEM consiste em técnicas que tem a intenção de favorecer os motores de busca na internet. Com isso, a empresa consegue divulgar com maior abrangência e sucesso ações do seu negócio de forma segmentada.
Daí, já entendemos a vantagem da utilização desse elemento que facilita os mecanismos de busca, fazendo com que seu anúncio ou publicação tenha mais visibilidade, diante da concorrência.
É importante compreender também que essa técnica possui alguns elementos de composição e de complementação ao SEO (Search Engine Optimization).
Ou seja, visa conciliar as ações e técnicas orgânicas voltadas para a melhora do posicionamento e do tráfego com as estratégias que consistem no uso de otimizações e links com patrocínio (o SEO e o SEM, respectivamente).
Material orgânico ou não pago
Primeiro, vamos compreender a estratégia de marketing de SEO, que trabalha com um material orgânico, ou seja, não pago. Nas redes sociais e em sites existe uma competição nos mecanismos de busca em relação ao ranqueamento do material.
Ou seja, quando um usuário realiza uma busca no Google, por exemplo, é mais provável que ele se interesse pelos primeiros links que apareceram. Assim, muitas empresas visam estar nesse lugar quando seu potencial cliente faz uma busca, ampliando o negócio.
Por isso, existem formas não pagas de fazer com que esse conteúdo tenha uma melhora no seu ranqueamento. Algumas dessas ações são:
Ter um site que seja confiável;
Produzir textos com marketing de conteúdo;
Escolher as palavras-chaves adequadamente;
Não realizar plágios de outros conteúdos.
Essas são algumas estratégias importantes quando falamos em SEO, que visa otimizar as palavras-chaves e que traz também alguns direcionamentos em relação a como o conteúdo na internet deve ser, atendendo os algoritmos e a experiência dos usuários.
Por exemplo, a partir de técnicas do Marketing de Conteúdo, é possível compreender que os textos precisam apresentar características especificas para se posicionar, e são cruciais para atrair a atenção dos potenciais clientes.
Reprodução: Nery Business
Nesse sentido, os materiais precisam atender características como ter pelo menos dois subtítulos, contar com palavras-chaves em negrito e espalhadas pelo texto e serem materiais mais longos.
Além disso, o conteúdo não pode conter plágio e precisa ser relevante, a depender do público-alvo da empresa. Essas estratégias são importantes para que o conteúdo produzido tenha qualidade e possa atrair maior visibilidade do público.
No entanto, o ideal é que ocorra uma junção entre as técnicas de SEO e campanhas pagas, que falaremos a seguir!
Material pago: O uso dos links patrocinados
Agora que você já sabe o que é SEO e algumas estratégias aplicadas de forma gratuita para melhorar o ranqueamento em plataformas de pesquisa, é fundamental falarmos sobre a estratégia do uso de links patrocinados, o SEM.
Essa é uma estratégia que, inclusive, compõe oInbound Marketing, que consiste em um conjunto de atividades para atrair o cliente, manter um bom relacionamento entre empresa e o seu público, além de promover uma ação de fidelização e confiança.
Para que isso ocorra de forma eficiente, é importante fazer com que a empresa seja conhecida, ou seja, possibilitar que seu anúncio alcance mais pessoas, definindo bem as ações a serem realizadas e os nichos de interesse.
Reprodução: Blog VX Comunicação
Para isso, o uso de links patrocinados pode ser fundamental para o negócio. A vantagem é que essa estratégia pode ser aplicada não somente em redes sociais, mas também em sites e blogs, bem como na página de resultados.
Um exemplo é a realização de uma campanha ou anúncio em plataformas digitais, como o Facebook e o Twitter Ads.
Basicamente, a ação é ativada quando a empresa cria uma campanha em suas redes sociais e define elementos como:
Orçamento;
Durabilidade do anúncio;
Público-alvo a ser atingido;
Horário de publicação;
Tema da campanha;
Objetivos da campanha.
O mais interessante é que existem possibilidades de mensurar os resultados obtidos, fazendo com que a empresa direcione melhor seus objetivos.
Outra vantagem é que a empresa consegue entender a quantidade de público que terá acesso à campanha, delimitando também seus objetivos, assim como identificar o quão a campanha está sendo efetiva.
No caso do Google, é possível realizar lances para obter o direito de anunciar páginas e conteúdos de acordo com as palavras-chave selecionadas.
Reprodução: Conceito Ideal
Assim, é importante realizar uma campanha pensando na criação de um conteúdo de qualidade e, ao mesmo tempo, para ter um diferencial, visto que o link da página é evidenciado nos buscadores, sinalizado como “anúncio” e fazendo toda a diferença para a visibilidade da marca e, consequentemente, nas vendas.
Por isso, vale a pena integrar as estratégias do SEM às ações de comunicação e marketing. Gostou de conhecer sobre o Search Engine Marketing? Então continue a acessar o conteúdo do Blog Azarod e se aventure nas técnicas mais eficazes de ranqueamento para web.