Você já ouviu falar em Search Engine Marketing (ou SEM)? Para entender o que isso significa é importante estar atento ao seguinte aspecto: quando você tem dúvida sobre algum assunto, onde costuma pesquisar? 

É muito provável que você tenha pensado em mecanismos de busca na internet, como é o caso do Google.

sem
Reprodução: Pexels

É neste contexto que o SEM surge, sendo conhecido como uma estratégia patrocinada de Marketing e que favorece o posicionamento nos Mecanismos de Buscas.

Vamos entender mais sobre o SEM e os motivos pelos quais ele deve ser aplicado em seu negócio no material a seguir.

Entenda o que é o SEM

De forma básica, o SEM consiste em técnicas que tem a intenção de favorecer os motores de busca na internet. Com isso, a empresa consegue divulgar com maior abrangência e sucesso ações do seu negócio de forma segmentada. 

Daí, já entendemos a vantagem da utilização desse elemento que facilita os mecanismos de busca, fazendo com que seu anúncio ou publicação tenha mais visibilidade, diante da concorrência.

É importante compreender também que essa técnica possui alguns elementos de composição e de complementação ao SEO (Search Engine Optimization).

Ou seja, visa conciliar as ações e técnicas orgânicas voltadas para a melhora do posicionamento e do tráfego com as estratégias que consistem no uso de otimizações e links com patrocínio (o SEO e o SEM, respectivamente). 

Material orgânico ou não pago 

Primeiro, vamos compreender a estratégia de marketing de SEO, que trabalha com um material orgânico, ou seja, não pago.  Nas redes sociais e em sites existe uma competição nos mecanismos de busca em relação ao ranqueamento do material.

Ou seja, quando um usuário realiza uma busca no Google, por exemplo, é mais provável que ele se interesse pelos primeiros links que apareceram. Assim, muitas empresas visam estar nesse lugar quando seu potencial cliente faz uma busca, ampliando o negócio.

Por isso, existem formas não pagas de fazer com que esse conteúdo tenha uma melhora no seu ranqueamento. Algumas dessas ações são:

  • Ter um site que seja confiável;
  • Produzir textos com marketing de conteúdo;
  • Escolher as palavras-chaves adequadamente;
  • Não realizar plágios de outros conteúdos. 

Essas são algumas estratégias importantes quando falamos em SEO, que visa otimizar as palavras-chaves e que traz também alguns direcionamentos em relação a como o conteúdo na internet deve ser, atendendo os algoritmos e a experiência dos usuários.

Por exemplo, a partir de técnicas do Marketing de Conteúdo, é possível compreender que os textos precisam apresentar características especificas para se posicionar, e são cruciais para atrair a atenção dos potenciais clientes. 

Marketing Digital 1200x720 1
Reprodução: Nery Business

Nesse sentido, os materiais precisam atender características como ter pelo menos dois subtítulos, contar com palavras-chaves em negrito e espalhadas pelo texto e serem materiais mais longos.

Além disso, o conteúdo não pode conter plágio e precisa ser relevante, a depender do público-alvo da empresa. Essas estratégias são importantes para que o conteúdo produzido tenha qualidade e possa atrair maior visibilidade do público.

No entanto, o ideal é que ocorra uma junção entre as técnicas de SEO e campanhas pagas, que falaremos a seguir!

Material pago: O uso dos links patrocinados 

Agora que você já sabe o que é SEO e algumas estratégias aplicadas de forma gratuita para melhorar o ranqueamento em plataformas de pesquisa, é fundamental falarmos sobre a estratégia do uso de links patrocinados, o SEM.

Essa é uma estratégia que, inclusive, compõe o Inbound Marketing, que consiste em um conjunto de atividades para atrair o cliente, manter um bom relacionamento entre empresa e o seu público, além de promover uma ação de fidelização e confiança.  

Para que isso ocorra de forma eficiente, é importante fazer com que a empresa seja conhecida, ou seja, possibilitar que seu anúncio alcance mais pessoas, definindo bem as ações a serem realizadas e os nichos de interesse.

A importancia do marketing digital em meio a pandemia
Reprodução: Blog VX Comunicação

Para isso, o uso de links patrocinados pode ser fundamental para o negócio. A vantagem é que essa estratégia pode ser aplicada não somente em redes sociais, mas também em sites e blogs, bem como na página de resultados.

Um exemplo é a realização de uma campanha ou anúncio em plataformas digitais, como o Facebook e o Twitter Ads

Basicamente, a ação é ativada quando a empresa cria uma campanha em suas redes sociais e define elementos como:

  • Orçamento;
  • Durabilidade do anúncio;
  • Público-alvo a ser atingido;
  • Horário de publicação;
  • Tema da campanha;
  • Objetivos da campanha. 

O mais interessante é que existem possibilidades de mensurar os resultados obtidos, fazendo com que a empresa direcione melhor seus objetivos. 

Outra vantagem é que a empresa consegue entender a quantidade de público que terá acesso à campanha, delimitando também seus objetivos, assim como identificar o quão a campanha está sendo efetiva. 

No caso do Google,  é possível realizar lances para obter o direito de anunciar páginas e conteúdos de acordo com as palavras-chave selecionadas.

20943546
Reprodução: Conceito Ideal

Assim, é importante realizar uma campanha pensando na criação de um conteúdo de qualidade e, ao mesmo tempo, para ter um diferencial, visto que o link da página é evidenciado nos buscadores, sinalizado como “anúncio” e fazendo toda a diferença para a visibilidade da marca e, consequentemente, nas vendas. 

Por isso, vale a pena integrar as estratégias do SEM às ações de comunicação e marketing. Gostou de conhecer sobre o Search Engine Marketing? Então continue a acessar o conteúdo do Blog Azarod e se aventure nas técnicas mais eficazes de ranqueamento para web.


azarod

O Blog Azarod é o portal oficial da Agência Azarod, que visa lhe trazer as melhores recomendações e notícias sobre o universo do SEO e do Marketing.

© Blog Azarod 2022. Todos os direitos reservados. Criado por Azarod.